Setor Sabará - Paróquia Nossa Senhora De Sabará

Segunda: 08h / Terça: 08h e 19h30/ Quarta: 08h e 19h30
Quinta: 08h e 19h30 / Sexta: 08h
Sábado: 08h e Domingo: 08h, 10h e 18h
A paróquia N. S. de Sabará foi criada no dia 11 de fevereiro de 1958, pelo cardeal Carlos Carmelo Vasconcelos Mota,arcebispo de São Paulo,atendendo as necessidades espirituais do povo desta região,desmembrando uma área pertencente à paróquia Santa Gertrudes e outras paróquias vizinhas.O primeiro pároco foi o pe.Cieslau Marciniak,que tomou posse no dia 27 de julho de 1958.O pe.Mário tomou posse nessa paróquia no dia 28 de fevereiro de 1988, conferida por dom Antônio Gaspar, hoje bispo de Barretos.O pe. Mário é o sexto pároco desta Igreja.

Existem nesta paróquia:.Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude, Grupo de Adolescentes, Evangelização 2000, Catequese, Vicentinos, Apostolado da Oração, Clube das Mães, Pastoral da Criança, Grupo da Terceira Idade e agora um movimento novo,o Amor-Exigente que atende os dependentes químicos e/ou seus familiares.A Pa-óquia N. S. de Sabará desenvolve, ainda, obras sociais. Quais?

Pe. Mário: Nós temos a questão social acompanhada pelo Centro Comunitário de Promoção Humana da Paróquia N.S. de Sabará.Atualmente administramos duas creches. A primeira, Creche João de Lons, que tem mais de vinte anos, mantém 60 crianças, com dez funcionários. A segunda, Creche Antônio Alves Filho, cuida de 50 crianças, também com dez funcionários.

A paróquia fornece o prédio da creche. Além disso mantemos um convênio com a Prefeitura de São Paulo que nos ajuda com uma quantia que apenas cobre os gastos com os funcionários e uma parte da manutenção das crianças. Na falta de verba,fazemos campanhas na Igreja e injetamos o dinheiro do Dízimo, da Campanha da Fraternidade e de Quermesses para cobrir os gastos. No campo da administração, dependemos apenas da entrada das coletas e do Dízimo, já que temos 230 dízimistas. Daí que nosso desafio é ter mais dízimistas; se todos que vêm à Igreja fossem dízimistas, a paróquia seria auto-suficiente. Fazemos ainda algumas festas, almoços, jantares e quermesses. Temos muitas reformas para realizar em todo conjunto predial.Alguma coisa já está em andamento, mas devido a falta de recursos, não podemos dar o passo maior que a perna. Tem água entrando pelo telhado e teto da casa paroquial. O telhado está caindo, pois há mais de 40 anos não passa por uma reforma.Precisamos reformar ainda, o telhado da Igreja; isto custará muito caro e, ainda não temos solução operativa e financeira.

Na evangelização, o processo acontece através dos grupos da catequese, especialmente de adultos,que se reúnem uma vez por semana e são também acompanhados por um grupo de evangelizadores que visitam as casas. Esse grupo de evangelizadores é composto pelos membros da Evangelização 2000 e o grupo do movimento "Mãe Peregrina". .Esse grupo já visitou quase todas as casas da paróquia fazendo nem que seja uma visita de cortesia e vendo o que essas famílias necessitavam. Agora, o desafio maior é a Pastoral nas Favelas. Tínhamos essa ação pastoral em outras épocas, mas por causa de contra-tempos, fomos obrigados a parar. Mas, este ano esta pastoral esta sendo retomada. Outro desafio é a penetração nos Condomínios.Em alguns condomínios já se realizam alguns encontros e celebrações, mas há pouca participação.

O nome Paróquia Nossa Senhora de Sabará foi instituido pelo cardeal Mota. Como não tinha nenhum dado histórico sobre este nome o pe. Mário procurou fazer pesquisas e reuniu alguns elementos: anos atrás, o pe. Mário visitou Belo Horizonte e foi ver a cidade de Sabará. Lá descobriu a razão desse nome.Em Sabará,aproximadamente 45 minutos de Belo Horizonte, descobriu este nome por causa de uma pedra grande chamada Ita Sabará Boçú, que nas noites de luar iluminava a Vila.Além disso lá havia muitas quintas de jabuticaba que, ainda hoje lá acontece a Festa da Jabuticaba. Daí que, aqui,em São Paulo, nesse bairro,havia muitas quintas de jabuticaba bem como a pedra que também brilhava à noite. Por causa dessas semelhanças,colocou-se esse nome, porque Maria iluminada por Jesus, iluminava os moradores dessas cidades. Por isso, a função de Maria é iluminar e proteger todos os moradores de nossa paróquia, apontando Jesus como Sol da Justiça.

Antigamente a avenida se chamava N. S. do Sabará.Isto é errado em português. Então, o padre apresentou um requerimento à prefeita Luísa Erundina que acolheu me pedido e fez um decreto mudando o nome da avenida para N. S. de Sabará.